ASSOJAF/RS reúne-se com Direção do Foro da JT de Porto Alegre

noticia1

Ocorreu na manhã da última segunda-feira, 13, na sede do Foro Trabalhista de Porto Alegre, uma reunião entre os membros da Diretoria da ASSOJAF/RS e o Diretor do Foro, Dr. Mauricio Bastos. A associação intenta trabalhar em conjunto com a Direção do Foro no que for do interesse dos OJAFs no exercício do cargo, também propôs uma série de reivindicações, uma vez que os Oficias de Justiça tem grande demanda e um trabalho bastante diferenciado em relação aos demais servidores do judiciário.

Para Eduardo Virtuoso, Vice-presidente da ASSOJAF/RS, este tipo de reunião tende a melhorar a qualidade nas condições de trabalho e por conseguinte, a melhoria no serviço prestado, “a associação deve procurar sempre uma integração com os servidores, buscando alterar procedimentos em conjunto, pois o objetivo é executar os trabalhos da melhor maneira possível” completou Eduardo.

Dentre os pontos abordados na reunião, destaca-se o PJe – Processo Judicial Eletrônico, a aquisição de scanners e smartphones, o aumento no número de vagas de estacionamento para os Oficiais da Central de Mandados da JT de Porto Alegre e uma política de constante capacitação.

A principal reivindicação com relação ao PJe foi sobre a sua usabilidade e as inúmeras dificuldades encontradas pelos OJAFs para realização do trabalho no sistema. A solução proposta pela associação seria nomear uma comissão avaliadora, com a participação de Oficiais para sugerir melhorias, uma vez que os OJAFs não foram ouvidos durante a criação do software. O Diretor do Foro acompanhou atentamente as solicitações e concordou “A JT é a maior usuária do sistema e necessita de um serviço mais dinâmico, no entanto, precisamos primeiro ter um consenso aqui, para depois encaminharmos às demais instâncias”.

noticia-image2

A ASSOJAF/RS também mencionou a dificuldade que os Oficiais de Justiça recém nomeados encontram no desempenho do trabalho. O ideal seria que os iniciantes recebessem capacitação e acompanhassem os OJAFS mais experientes durante um período, para também aprender o ofício de forma empírica.

Outro ponto mencionado foi as condições da Central de Mandados, obrigando os Oficiais a conviverem com vazamentos e ares-condicionados extremamente barulhentos. Dr. Maurício tranquilizou, afirmando que uma troca de sala já está prevista. A ASSOJAF/RS acompanhará o andamento do caso, mas pediu o conserto e troca de equipamentos.

Por fim, O Juiz Diretor do Foro exaltou a iniciativa da associação, segundo ele, sem diálogo não se pode modificar nada e somente assim pode-se tomar conhecimento da existência dos problemas “Se eles não vem, eu não sei porque problemas eles passam. É importante abrir canais de comunicação para resolvermos as questões de maneia mais tranquila.” completou Dr. Maurício. 

Indagado sobre as reivindicações, Dr. Bastos ainda afirmou que o próximo passo será fazer uma análise das propostas e encaminhar a chefia do setor, para ver o que pode ser resolvido de imediato e o que precisa de um encaminhamento junto a outros setores.

Comentários (para comentar faça seu login)