Apagão do Judiciário: Assojaf-RS integra caravana e participa das mobilizações em Brasília

Sexta-feira, 05 de agosto de 2022

A presidente Fabiana Cherubini e a vice-presidente da Assojaf-RS Carolina Passos integraram a caravana do Sintrajufe/RS que esteve em Brasília ao longo desta semana para as atividades do Apagão do Judiciário.

Diversos atos ocorreram na terça (02) e quarta-feira (03) em favor da recomposição salarial dos servidores e por pautas específicas dos segmentos, entre elas, contra o PL da Desjudicialização, que privatiza o Poder Judiciário e atinge diretamente os Oficiais de Justiça de todo o país.

Na terça-feira, as dirigentes da Assojaf participaram de uma reunião no gabinete do senador Roberth Bringel, com o assessor parlamentar Adroaldo Portal. O objetivo foi obter informações sobre o panorama político e as expectativas com relação aos pleitos dos servidores no último semestre de 2022, com a finalidade de orientar estratégias de ação.

A quarta-feira foi marcada pelo ato por liberdades democráticas e eleições livres, em defesa do serviço público e da democracia no Congresso Nacional. À tarde, reunidos na frente do Supremo Tribunal Federal, a reivindicação foi a inclusão da recomposição salarial no Orçamento de 2023.

Enquanto as caravanas se mobilizavam, a direção da Fenajufe se reuniu com o Diretor Geral do STF Edmundo Veras e foi informada que na próxima sessão administrativa do Tribunal, o ministro Luiz Fux deve levar aos demais ministros a possibilidade de reajuste de salários para servidoras e servidores, na proposta orçamentária do Judiciário da União. É provável que o índice seja de 13,5%, a exemplo daquele anunciado pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para o MPU.

Para a presidente Fabiana Cherubini, apesar da sinalização de pautar o tema junto aos ministros do STF, o índice é bem abaixo do índice inflacionário correspondente ao período de gestão do atual governo. “Por isso, ainda temos muita luta pela frente para a conquista da recomposição salarial da categoria e em relação às pautas que afetam diretamente os Oficiais de Justiça. Somente com intensa mobilização dos servidores é que será possível alguma conquista em favor da categoria”, finaliza.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Comentários (para comentar faça seu login)