TRT alerta sobre novas ocorrências do golpe envolvendo cobrança de valores por meio de guia judicial falsa enviada pelo Whatsapp

Quinta-feira, 11 de novembro de 2021

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região recebeu denúncia sobre novos episódios do golpe aplicado por meio do Whatsapp para autores de processos da Justiça do Trabalho gaúcha. O golpista envia para o reclamante, por meio do aplicativo de mensagens, um documento no formato de guia judicial, contendo o logotipo da Justiça do Trabalho e dados do processo, como nomes das partes, dos advogados e valores a receber. Ele então informa ao reclamante que é necessário o depósito de uma quantia por meio desta guia. A justificativa para solicitar o depósito varia: permitir a expedição de certidões negativas, autorizar levantamento de valores ou realizar o depósito recursal. Nos casos reportados até agora, o criminoso se passou por servidor da Justiça do Trabalho e também pelo advogado do próprio reclamante, para entrar em contato com vítima.

O TRT-RS esclarece que não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias depositadas no processo, tampouco são encaminhadas guias para recolhimento de emolumentos ou depósito recursal por servidores da Justiça do Trabalho, por meio do WhatsApp. O Tribunal sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a ocorrência desse novo golpe, prestando-lhes a devida orientação.

A Instituição lamenta o prejuízo causado aos jurisdicionados pelos criminosos, que se aproveitam do momento de crise econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus, para lesar cidadãos.

Fonte: TRT-4

Comentários (para comentar faça seu login)