Outubro Rosa, um movimento para a conscientização sobre o câncer de mama

No mês de Outubro, algumas datas são sempre lembradas por todos, sendo esses dias motivo de feriado ou somente de comemoração. O mês que celebra o dias das crianças, dia dos professores e, em algumas religiões, o dia de Nossa senhora de Aparecida, também é de conscientização, já que nasceu nos Estados Unidos, na última década do século XX, o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.
outubro rosa

A ASSOJAF/RS gostaria de manifestar o apoio a esse movimento que traz como ícone um laço rosa, simbolizando mundialmente a luta contra o câncer de mama. Inúmeras campanhas já foram criadas ao redor mundo, ações direcionadas a conscientização, realização do autoexame e o diagnóstico precoce desta doença cada vez mais comum entre as mulheres.

Conforme dados do IBGE, a mortalidade por câncer de mama aumentou 16,7% no país nos últimos 20 anos e o número de mortes pela doença, de acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, atingiu 13.345 pessoas no ano de 2011, sendo 13.225 mulheres e 120 homens. Isso mesmo, apesar de uma quantidade ínfima, homens também podem ter câncer de mama.

E o prognóstico não é bom, segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2014, 57,1 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no país. Por isso, não deixe de fazer o autoexame e consultar-se regularmente com o seu médico, quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.

Comentários (para comentar faça seu login)