Eleitas a Administração do TRT-RS e a Direção da Escola Judicial para o biênio 2022/2023

Segunda-feira, 04 de outubro de 2021

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) elegeu, na sexta-feira (1º), a Administração para o biênio 2022/2023. O próximo presidente será o vice atual, o desembargador Francisco Rossal de Araújo. A Vice-Presidência ficará a cargo do desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. O corregedor regional será o desembargador Raul Zoratto Sanvicente, hoje vice-corregedor. Para a Vice-Corregedoria, a escolhida foi a desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti.

Na mesma sessão do Pleno, também foram eleitos para a Direção e a Vice-Direção da Escola Judicial (EJud), respectivamente, os desembargadores João Paulo Lucena, atual vice-diretor, e Fabiano Holz Beserra. A posse da nova Administração do TRT-RS e da Direção da Escola Judicial ocorrerá no dia 3 de dezembro.

Devido à pandemia, a sessão ocorreu de forma semipresencial. Na oportunidade, também foram definidas as futuras composições de órgãos julgadores e parte do Conselho Consultivo da EJud. A sessão foi conduzida pela presidente Carmen Izabel Centena Gonzalez.

Em pronunciamento após a eleição, o futuro presidente agradeceu a confiança e saudou todos os magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho, peritos e leiloeiros. Rossal disse que precisará de todos aqueles que são amigos da Justiça do Trabalho e querem bem a Instituição. “Ser amigo não significa não fazer críticas. É apoiar os amigos nas dificuldades e fazer as críticas nos momentos necessários”, explicou. Para o magistrado, a aprovação expressiva na consulta prévia e nas eleições traz grande responsabilidade aos escolhidos. “Temos muita confiança depositada e muito trabalho pela frente. Nossa responsabilidade aumenta com a generosidade com que depositaram apoio aos nossos nomes”, comentou.

Em sua fala, Rossal também enalteceu a importância da instituição. “A Justiça e o Direito do Trabalho fazem bem para a sociedade. Promovem justiça distributiva, corrigem distorções, mesmo com todas as limitações institucionais e as nossas, como seres humanos”, disse. O desembargador afirmou que a gestão trabalhará, com humildade, em busca de melhorias. “Plantaremos sementes de esperança e colheremos realizações em prol da justiça social, para uma sociedade mais justa em que tanto acreditamos”, declarou. Rossal ainda destacou que o TRT-RS seguirá firme na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. Falou, também, que a lealdade e o diálogo serão marcas da nova gestão. “O TRT-RS renascerá mais forte dessa pandemia, e seguirá cumprindo sua missão de distribuir justiça social”, concluiu.

Vice-presidente eleito, o desembargador Ricardo Martins Costa garantiu o compromisso com uma uma administração coesa e leal em prol da Justiça do Trabalho. Salientou a importância da união de todos no desafio de manter o TRT-RS como um órgão de justiça social, forte, confiável e respeitado. O corregedor eleito, desembargador Raul Sanvicente, manifestou que o trabalho será de muita seriedade, confiança e coragem. “Temos a missão de manter acesa a chama do direito social”, afirmou. Eleita para a Vice-Corregedoria, a desembargadora Laís Nicotti destacou que atuará em iniciativas que buscarão maior excelência na prestação jurisdicional, mas com respeito à saúde mental de todos os envolvidos. Ela declarou seu entusiasmo em participar da construção coletiva de um novo programa de gestão, adequado ao mundo pós-pandemia.

O próximo diretor da EJud4, desembargador João Paulo Lucena, afirmou que trabalhará para manter a Escola como um espaço democrático de crescimento e de plena participação. O vice-diretor eleito, desembargador Fabiano Beserra, lembrou que a unidade vem em uma sequência de excelentes gestões. “Cabe a nós manter esse nível”, disse.

A Assojaf-RS parabeniza a nova Administração do TRT-4 e deseja sucesso na condução do Regional.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com o TRT-4

Comentários (para comentar faça seu login)