ASSOJAF/RS esteve presente na abertura do 7º Conojaf que destacou a necessidade de valorização dos oficiais de Justiça

Fenassojaf e Assojaf/MS deram início, na noite desta quarta-feira (8), ao 7º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf). O evento reúne oficiais de Justiça de todo o Brasil e entidades internacionais, como o representante da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ), José Carlos Rezende. 

7conojafA ASSOJAF/RS esteve presente na abertura e está sendo representada no congresso pela presidente, Clarice Camargo, pelo vice-presidente, Eduardo Virtuoso e os delegados, Luiz Carlos de Quadros, Claúdio Segóbia, Edio Pereira, Oralto Correa e como observadora, Liu Lan Sheng.

Na abertura, o presidente da entidade anfitriã, José Ailton Pinto de Mesquita Filho, falou sobre a grandiosidade da presença de todos em Campo Grande e destacou a necessidade de aprimoramento técnico-científico da classe, “ponta de lança do Judiciário”.

O presidente da Assojaf/MS chamou os oficiais a engrandecerem o evento. “Que não seja apenas um momento de se pensar nas questões associativas ou sindicais. Eu convido a todos a refletir para que nós, enquanto oficiais de Justiça avaliadores federais, nos unamos aos oficiais estaduais para o engrandecimento da atividade e do Judiciário. Nós, oficiais de Justiça precisamos entender o que acontece em todo o território nacional sobre a nossa atividade”, disse. Para ele, “é preciso mostrar, não só aos demais colegas servidores, mas às autoridades do Judiciário, que somos servidores qualificados, com curso superior, bacharéis em direito”.

Para o presidente da Fenassojaf, Hebe-Del Kader Bicalho, é necessário que os oficiais de Justiça avaliadores federais mostrem o papel do segmento no Judiciário. “Nós conhecemos todas as histórias, desde quando os oficiais não tinham as mínimas condições de trabalho. Nós da Justiça Federal e da Trabalhista, talvez não tenhamos passado por esse tipo de situação. Mas, nós passamos pela máquina de escrever, depois a máquina elétrica e depois um único computador nas centrais de mandados; e hoje temos o PJe. E precisamos avançar na qualidade de vida e sermos felizes”, enfatizou.

Ao final, Hebe-Del conclamou os participantes a serem protagonistas da mudança da profissão de oficial de Justiça. “A Fenassojaf e as Associações contam com cada um de vocês para sermos protagonistas da nossa mudança e da nossa história”, encerrou.

Além dos presidentes das duas entidades, também falaram durante a abertura do Congresso, representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), da UIHJ, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul (Sindjufe) e da Agepoljus.

Nesta quinta-feira (9), o Conojaf terá início às 10 horas com a palestra “O acesso à Justiça e o oficial de Justiça avaliador federal” com o desembargador presidente do TRT-24, Francisco das Chagas Lima Filho.

Fonte: Caroline P. Colombo / Fenassojaf

Comentários (para comentar faça seu login)