Assojaf-RS participa do III CONOJUS em Minas Gerais

Segunda-feira, 28 de março de 2022

 

A presidente da Assojaf-RS Fabiana Cherubini e a diretora social Nilza Ortmeier estiveram, na quinta (24) e sexta-feira (25), em Belo Horizonte (MG) para o III Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (CONOJUS).

Promovido pela Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus) e pelo Sindicato dos Oficiais de Minas Gerais (Sindojus/MG), o evento reuniu oficiais federais e estaduais para um debate sobre a carreira.

Com o tema A Importância do Oficial de Justiça Pós-Pandemia, Virtualização e Novas Atribuições, o congresso tratou de temas como democracia, a saúde do Oficial de Justiça, novas tecnologias, as mulheres enquanto dirigentes de entidades associativas, entre outros.

Para a presidente Fabiana Cherubini, o Conojus 2022 superou as expectativas. “As palestras e debates foram de altíssimo nível, prestigiando tanto juristas renomados, como, por exemplo, o ex-ministro do STF, Prof. Dr. Carlos Ayres Brito, como colegas Oficiais de Justiça, que dividiram seu conhecimento e experiência com a plateia”.

A dirigente chama a atenção para o painel de encerramento do evento, ministrado por mulheres, “que debateu as dificuldades que enfrentamos no exercício profissional e as barreiras que ainda precisamos superar, como a pouca participação feminina nas entidades sindicais e associativas”.

“Penso ser imprescindível para a nossa categoria, a aproximação entre os Oficialatos Federal e Estadual pois, embora laboremos em esferas distintas, a profissão, os riscos e desafios enfrentados são os mesmos. A rua, que é nosso “escritório”, é a mesma para todos. Nesta linha, devemos trabalhar para garantirmos, juntos, o respeito aos nossos direitos, a proteção ao nosso trabalho e à nossa vida, bem como o reconhecimento que ainda falta a esta profissão, que é das mais antigas e importantes do Poder Judiciário. Sem o Oficial, a Justiça não passa de palavras, não alcança a realidade, não chega ao cidadão”, finaliza a presidente da Assojaf-RS.

Oficiais federais presente no III CONOJUS

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Comentários (para comentar faça seu login)